Em resumo

As três ações possessórias — manutenção, reintegração e interdito proibitório — se diferenciam pelo estágio da agressão à posse: turbação, esbulho ou apenas ameaça. Todas exigem, segundo o art. 561 do CPC, a comprovação de posse anterior. O STJ reforça que se discute o fato da posse (jus possessionis), não o direito de propriedade (jus possidendi) — ser proprietário não substitui a prova de posse. Documentos que provam apenas domínio, ou um boletim de ocorrência unilateral, não bastam.

As três ações e a lógica que as separa

As três ações possessórias seguem a mesma lógica básica, mudando apenas o estágio da agressão à posse: a manutenção de posse cabe quando há turbação (o possuidor continua na posse, mas sofre incômodo); a reintegração de posse cabe quando há esbulho (o possuidor perdeu a posse); e o interdito proibitório cabe quando ainda não houve nem turbação nem esbulho, mas existe justo receio de que um deles ocorra — é a única das três com caráter puramente preventivo.

Discute-se o fato da posse, não a propriedade

Jurisprudência

STJ, REsp 2.209.667/MT, Terceira Turma, julgado em 02/06/2026: nas ações possessórias, discute-se a proteção jurídica ao fato da posse contra atentados praticados por terceiros (jus possessionis), afastando-se o juízo petitório, cuja pretensão toma por base o direito de propriedade (jus possidendi). A alegação de que a retomada da posse teve por base a condição de proprietário não basta para afastar a proteção possessória aos ocupantes, cuja posse anterior está devidamente demonstrada.

Esse é, talvez, o erro mais comum em disputas possessórias rurais: o proprietário que tenta retomar a área alegando apenas seu título de propriedade, sem demonstrar posse efetiva anterior. Segundo o STJ, isso não é suficiente — quem já exerce a posse, mesmo sem ser o dono, tem direito à proteção possessória.

Interdito proibitório: posse anterior e justo receio

Jurisprudência

STJ, REsp 2.256.830/MT, Terceira Turma, julgado em 08/06/2026: reconhecidos, com apoio em laudo do órgão fundiário estadual, memorial descritivo, depoimentos e demais elementos, a posse anterior, a turbação/ameaça e o justo receio de sua efetivação, mostra-se atendido o art. 561 do CPC para a concessão do interdito proibitório.

Esse julgado mostra o tipo de prova que costuma sustentar um interdito proibitório bem-sucedido: laudo técnico, memorial descritivo da área e testemunhas que confirmem tanto a posse anterior quanto a ameaça concreta de turbação ou esbulho.

Boletim de ocorrência unilateral não basta

Jurisprudência

STJ, AREsp 3.149.760/MG, Quarta Turma, julgado em 18/05/2026: o Tribunal de origem concluiu que a documentação apresentada comprova apenas o domínio, mas é insuficiente para demonstrar a posse anterior ou o justo receio de turbação, ressaltando que o boletim de ocorrência constitui relato unilateral insuficiente para amparar a pretensão possessória.

Documentos de propriedade (matrícula, escritura) e um boletim de ocorrência registrado unilateralmente, por si só, não substituem a prova de exercício efetivo da posse — atividade produtiva na área, benfeitorias, testemunhas que confirmem a presença contínua.

Os requisitos comuns do art. 561 do CPC

Para qualquer uma das três ações, o autor deve comprovar, cumulativamente: (i) a posse anterior; (ii) a turbação, o esbulho, ou o justo receio de um deles; (iii) a data em que ocorreu ou pode ocorrer; e (iv) a continuação da posse (ainda que turbada), na manutenção, ou a perda da posse, na reintegração. Esse mesmo cuidado probatório é central em disputas de cerca deslocada e conflito de divisa e de posse antiga sem matrícula.