Em resumo

A ausência de matrícula individualizada não impede, por si só, o reconhecimento da usucapião, segundo o STJ — mas o imóvel precisa ser suficientemente individualizado por planta, memorial descritivo e prova técnica. O direito material (posse qualificada + tempo) é separado da dimensão registrária (possibilidade de abrir matrícula própria depois), e essa segunda etapa depende de delimitação precisa na sentença.

Dr. Vitor Benin
Dr. Vitor BeninAdvogado Especialista em Direito Imobiliário — OAB/PR 72.996

Direito material à usucapião e dimensão registrária são separados

Uma dúvida comum de quem ocupa parte de um terreno maior, um lote em loteamento irregular ou uma fração de área sem individualização registral própria é se a falta dessa matrícula específica impede, de plano, o pedido de usucapião. A resposta, segundo a jurisprudência consolidada do STJ, é não — pelo menos não automaticamente.

O raciocínio que sustenta essa conclusão separa dois planos que, embora relacionados, são juridicamente distintos. De um lado, está o direito material à usucapião, que se funda exclusivamente na posse ad usucapionem (mansa, pacífica, com ânimo de dono) e no decurso do prazo exigido pela modalidade pretendida — nada disso depende de a área já ter matrícula própria no registro de imóveis. De outro lado, está a dimensão registrária: a possibilidade prática de, uma vez reconhecida a usucapião, abrir uma matrícula individualizada para aquela área específica. Essa segunda etapa pode, de fato, encontrar obstáculos quando a área não está bem delimitada — mas isso não contamina o reconhecimento do direito em si.

Base legal

CC, arts. 1.238 a 1.244 (requisitos da usucapião, centrados na posse e no tempo); Lei 6.015/73, art. 176 (requisitos de especialização do imóvel para fins de registro, aplicável à etapa registrária, não ao reconhecimento do direito material).

O caso dos loteamentos irregulares: o que decidiu o STJ

Esse é exatamente o cenário enfrentado pelo STJ em julgamento de recurso repetitivo envolvendo loteamento irregular urbano: moradores que ocupavam lotes há anos, sem que o loteamento tivesse sido oficialmente regularizado e sem que cada lote tivesse matrícula própria aberta. O STJ foi expresso ao afirmar que a possibilidade de registro da sentença não é pressuposto para o reconhecimento do direito material à usucapião — este se funda, repita-se, na posse ad usucapionem e no decurso do tempo, não na situação registrária prévia da área.

Esse entendimento tem relevância prática enorme em cidades com histórico extenso de parcelamento irregular do solo, onde é comum encontrar bairros inteiros ocupados há décadas sem que os lotes individuais tenham sido formalmente desmembrados da matrícula-mãe. A decisão do STJ garante que esses ocupantes não fiquem "presos" num limbo jurídico, impedidos de buscar a usucapião só porque o parcelamento nunca foi regularizado por quem o implantou.

Jurisprudência

STJ, REsp 1.818.564/DF (2ª Seção, 2021, Tema 1025) — a possibilidade de registro da sentença não é pressuposto para o reconhecimento do direito material à usucapião, que se funda na posse ad usucapionem e no decurso do tempo (caso de loteamento irregular urbano).

Usucapião de fração ideal com posse exclusiva

Situação semelhante, mas com particularidades próprias, ocorre quando o imóvel sem matrícula individual é, na verdade, uma fração ideal dentro de um condomínio (de fato, não necessariamente edilício) — por exemplo, quando vários coproprietários têm, no papel, uma fração ideal sobre a totalidade da área, mas na prática cada um ocupa, há anos, uma área certa e delimitada, sem jamais ter formalizado a divisão.

O TJPR já reconheceu que é possível a usucapião de fração ideal de condomínio quando exercida posse exclusiva sobre área certa e delimitada, desde que preenchidos os demais requisitos legais da modalidade pretendida. O ponto-chave, aqui também, é a delimitação: não basta alegar posse sobre "uma parte" do imóvel de forma vaga — é preciso demonstrar, com precisão, qual é essa área, seus limites e confrontações.

Jurisprudência

TJPR, Apelação 1597804-4 (18ª Câm. Cível, 2017) — é possível a usucapião de fração ideal de condomínio quando exercida posse exclusiva sobre área certa e delimitada, preenchidos os demais requisitos legais.

Por que a perícia e o memorial descritivo são essenciais

A conclusão prática de tudo isso é que, embora a ausência de matrícula própria não impeça o reconhecimento do direito à usucapião, ela torna indispensável um cuidado que, em imóveis já matriculados, às vezes é dado como certo: a individualização técnica precisa da área reivindicada. Isso normalmente se faz por meio de planta e memorial descritivo elaborados por profissional habilitado, complementados, quando necessário, por perícia judicial que confirme a localização, os limites e a área exata ocupada dentro da gleba ou do loteamento maior.

Esse cuidado não é apenas processual — ele é o que, no futuro, vai permitir (ou não) abrir uma matrícula própria para a área usucapida. Uma sentença que reconhece o direito, mas sem delimitação técnica precisa, corre o risco de não conseguir ser levada a registro de forma autônoma, deixando o interessado com o direito reconhecido, mas sem o título individualizado que o problema originalmente buscava resolver. Por isso, em casos de loteamento irregular, fração de condomínio ou lote sem matrícula própria, a produção de prova técnica desde o início da ação (ou mesmo antes, no levantamento preparatório) não é um detalhe — é o que decide se o resultado prático da ação será completo.

Base legal

Lei 6.015/73, art. 176 (requisitos de especialização objetiva do imóvel para fins de abertura de matrícula própria).

O que fazer

Se você ocupa parte de um terreno maior, um lote em loteamento irregular ou uma fração de condomínio sem matrícula própria, não deixe a ausência de registro individualizado te convencer de que a usucapião é inviável. Um advogado especializado em usucapião pode avaliar os requisitos de posse do seu caso e organizar, desde o início, a prova técnica (planta, memorial descritivo, perícia) necessária para que a sentença, no futuro, permita abrir a matrícula própria da área.